sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As Janeiras

(Arouca) - Após as festividades de Natal, e a entrada do Ano Novo, chegamos ao tempo de cantar as Janeiras. Esta festividade secular portuguesa e presente em todo país, consiste na reunião de pessoas em pequenos grupos corais, que percorrem a Freguesia ou Vila, de casa em casa, de porta em porta, a cantar e festejar o nascimento do menino Jesus, o fim das festividades de Natal e o começo do Ano Novo.

Normalmente, as músicas são conhecidas pelo grupo, carregadas de loas religiosas, quadras de gosto popular e acompanhadas por instrumentos musicais, como a pandeireta, flauta, viola, cavaquinhos, ferrinhos, acordeão e bombo.

Após se posicionar nas portas da casas e cantar uma cantiga, os janeireiros esperam por uma retribuição do patrão da casa como forma de agradecimento. As guloseimas recebidas ficam para as crianças, e os "restos" da céia ou um pequeno lanche, como rabanadas, presunto, salpicão, pães e vinho, ficam para os mais adultos.

A duração das Janeiras, ocorre aproximadamente entre os dias 1 e 6 de janeiro. Religiosamente, o dia 6 de janeiro é considerado o "Dia de Reis", que simboliza o dia que os Três Reis Magos chegaram ao encontro de Jesus recém-nascido. Alguns historiadores, atribuem o surgimento das Janeiras, em carácter Pré-Cristão, por cultos e tradições pagãs relacionados ao solstício de Inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.